Bem vindo ao GaTE Lab! 
 

O laboratório GaTE (Genomics and Transposable Elements) investiga elementos de transposição, genômica de patógenos de plantas (GEMAC) e adaptações e reparo de DNA. O principal enfoque do laboratório é dado no papel que elementos de transposição tem na diferenciação de genomas, remodelando redes regulatórias gênicas e propiciando a diversificação de espécies. 

Em plantas, mais especificamente em cana-de-açúcar, a equipe foi a primeira a demonstrar que estes elementos, considerados silenciosos e não-codificantes, são na realidade expressos em diferentes tecidos. O laboratório também gerou significante contribuição no campo da epigenética, visto que elementos de transposição são muitas vezes controlados por metilação, utilizando elementos Ac de milho e Arabidopsis.

Em genômica de bactérias fitopatogênicas, a equipe investiga a contribuição dos elementos IS na geração de diversidade genética e na estrutura dos genomas de linhagens filogenéticamente relacionadas de espécies de XanthomonasXylella Leifsonia, especialmente atavés de uma abordagem de bioinformática.

Mais recentemente, em conjunto com o projeto BIOEN-FAPESP, o grupo tem buscado a criação de um rascunho do genoma de cana-de-açúcar, de maneira a fornecer ferramentas para a descoberta de novos genes e variação alélica.